quarta-feira, 4 de abril de 2012

Estudo Dirigido - Echinodermata


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
SETOR DE BIODIVERSIDADE E ECOLOGIA


Disciplinas: Biologia dos Invertebrados II e Zoologia I



Estudo Dirigido  -  Echinodermata


1.    Caracterize o Filo Echinodermata de acordo com o celoma, simetria, hábitat, hábitos de vida, tamanho e coloração.
2.    Qual a origem do endoesqueleto em Echinodermata? Qual sua localização?
3.    Quais as classes e subclasses viventes de Echinodermata?
4.    Qual a origem, a função e a constituição do sistema ambulacral? Ocorre em todas as Classes de Echinodermata? Explique.
5.    Caracterize madreporito, vesícula de Poli e Corpúsculos de Tiedmann. Que funções exercem? Em que Classes ocorrem?
6.    Descreva o processo da digestão nas diferentes Classes do Filo Echinodermata.
7.    Como ocorre a respiração nas Classes do Filo Echinodermata?
8.    O que é sistema hemal? Ocorre em que classes?
9.    O que são paxilas? Qual o comportamento das espécies de Asteroidea que as apresentam? Diferencie paxilas de pápulas nas estrelas-do-mar.
10.  Qual a constituição do endoesqueleto, forma, número e nome das placas e regiões de um Echinoidea? O que significam “ossículos” nos equinóideos? Qual a(s) função(ões) dos espinhos?
11. O que são pedicelárias, onde se localizam nos Echinoidea e qual a função?
12. O que é lanterna-de-Aristóteles e quais as funções que realiza para os equinóideos?
13. Diferencie morfologicamente ouriços-do-mar regulares dos ouriços-do-mar irregulares.
14. Quais os aparelhos dos Holothuroidea que apresentam abertura na cloaca?
15.  Diferencie bívio de trívio nos holotúrios.
16. Quais os componentes do sistema nervoso e dos órgãos dos sentidos dos equinodermos?
17.   Quais os tipos de reprodução e como se processam nos Echinodermata?
18.   Discuta a importância dos Echinodermata para o ambiente e para o homem.
19. Organize uma tabela comparando, entre todas as Classes do Filo Echinodermata, forma do corpo, localização das aberturas bucal e anal, regiões oral e aboral, sistema ambulacral (partes, localização e função), zonas ambulacral e interambulacral, locomoção, regeneração e aspectos reprodutivos (posição das gônadas, fecundação, larvas). 

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